Dentro de uma das várias bibliotecas públicas de Florença, encontrei um dos títulos de Wolfflin: "Concetti fondamentali della storia dell'arte" (versão em português: Conceitos Fundamentais da História da Arte).
O primeiro capítulo do livro trata detalhadamente sobre a linearidade e o pictórico no desenho, na pintura, na escultura e na arquitetura. Nessa postagem irei tratar sobre o desenho e a pintura.
Nos séculos XV e XVI é possível afirmar que a pioneira foi a arte linear, sem dúvida, e através desta surge a pictórica como uma mudança de sensibilidade visiva que estimulou os artistas de toda Europa, com particularidades de região e técnica artística.
Qual das duas maneiras seria então a "correta"? São dois meios de observação diferentemente orientados de modo que possibilitem retratar a realidade vista o mais real possível pelo artista.
O estilo linear, logicamente, se resume na representação em contornos enquanto o pictórico em massa e volume. Vejamos nos exemplos abaixo como nossos olhos são guiados pelas margens e linhas, ou pelas cores das massas contrastantes de chiaroscuro:
Il Bronzino, Eleonora de Toledo com filho. (Florença, Uffizi) Estilo linear na pintura italiana |
Diego Velázquez, A Infanta Margarita (Viena, Kunsthistorisches Museum) Estilo pictórico na pintura espanhola |
Observa-se que a linearidade é sentida plasticamente, como se pudesse ser tocada e quase idêntica ao objeto em si. Por outro lado, o estilo pictórico está desvinculado ao objeto como é, sem sua superfície retilínea e representada somente sua aparência óptica.
O poder dinâmico entre a representação no desenho pictórico e no colorismo pictórico é como no primeiro a luz atinge uma vida independente, assim no segundo é o caso da cor.
Se dará o nome de Impressionismo quando esse estilo se torna extremo. Lembremos do exemplo do autor: nada mais pictórico do que representar uma multidão de pessoas, porque se trata de movimento e assim obedece a pura impressão visual.
Fonte das Imagens: Internet
O estilo linear, logicamente, se resume na representação em contornos enquanto o pictórico em massa e volume.
ResponderExcluir