Capela Brancacci


A exatos 190m do meu domicílio no centro de Florença, encontra-se a Igreja Nossa Senhora do Carmo. Lá dentro, próximo ao altar, está a Capela Brancacci e possui esse nome pelo fato de ter sido decorada a pedido de Pietro Brancacci, personagem de abastada família florentina no século XV.

A Capela Brancacci
Com afrescos dos mestres pré-renascentistas italianos

O tema é sobre as passagens da vida do Apóstolo São Pedro, a quem a capela foi originariamente dedicada. Foram encarregados de afrescá-la os ilustres artistas Masaccio e Masolino entre 1423 e 1425. Na época o primeiro havia 22 anos de idade e o segundo 40, todavia trabalharam juntos harmoniosamente.

Masolino, maestro de técnica tardogótica, exprime seu estilo em comparação com a do jovem e inovativo colega, mantendo um toque decorativo e refinado. Já a pintura de Masaccio é repleta de figuras com sólida aparência plástica inseridas em um espaço realístico. A perspectiva propõe uma ilusão de unidade com as figuras, e cuja veracidade é enfatizada pela individualização de uma fonte de luz capaz de projetar as sombras dos personagens na cena.

Detalhe dos afrescos de Masaccio
Cenas de São Pedro Pregando (acima) e São Pedro Curando os Doentes com sua Sombra

Infelizmente os dois artistas não puderam completar a obra. Para finalizá-la, quase sessenta anos depois foi convocado o artista renascentista Filippino Lippi, filho do conhecido Filippo Lippi que afrescou o Duomo de SpoletoFilippino fez sua intervenção de forma respeitosa com as obras dos colegas predecessores, o que confere à capela uma homogeneidade estilística.

Em 1460 a capela é intitulada à Madonna del Popolo e ganha uma pintura sobre madeira com o tema da Virgem e o Menino Jesus, originalmente de 1268.

Imagem da capela
Detalhe à pintura sobre madeira da Madonna

A obra de Masaccio e Masolino na Capela Brancacci teve uma importância extraordinária no desenvolvimento do Renascimento, influenciando gerações de grandes mestres que vieram aqui para estudar e copiar seus maravilhosos legados. Giorgio Vasari escreveu que a capela era uma “escola para o mundo”, o ponto de partida para toda a pesquisa sobre a luz, perspectiva, cor e plasticidade das figuras, sendo uma verdadeira renovação artística.

A capela sofreu algumas modificações, principalmente no século XVIII quando houve um incêndio na igreja, que a danificou parcialmente. Com os restauros realizados nos anos 1980, os afrescos recuperaram suas cores originais.

Detalhe de um dos afrescos e seu restauro
Técnica utilizada se chama rigatino, que propõe complementar cromaticamente as partes faltantes da obra


CURIOSIDADES



  • São Pedro pode ser reconhecido nos afrescos pela veste laranja;
  • A roupa de grande parte dos personagens são as do século XIV e não do tempo de Pedro, uma forma didática para que o leitor da obra se sentisse parte dela e mostrar que seu exemplo deve ser seguido em qualquer época;
  • Na cena do Battesimo del Neofiti há uma perfeição no "efeito molhado" que Masaccio faz no cabelo e na sunga do personagem ajoelhado;
  • Nas cenas La resurrezione del figlio di Teofilo e San Pietro in Cattedra identificamos muitos personagens da época. O grupo no canto direito são os grandes artistas da época: Brunelleschi, Alberti, Masaccio e Masolino; Já o Carmelitano em pé, à direita dos idosos, pode ser um retrato mais jovem de Filippo Lippi, pai de Filippino e aprendiz de Masaccio.




Fonte das Imagens: Arquivo pessoal
Fontes:
http://www.francescomorante.it/pag_2/204ba.htm
http://museicivicifiorentini.comune.fi.it/brancacci/descrizione.htm
https://passeiosnatoscana.com/2015/03/29/cappella-brancacci-um-local-para-entender-o-renascimento/
Folheto impresso explicativo sobre a Cappella Brancacci

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