Duomo de Spoleto: a Catedral de Santa Maria Assunta

Após minha visita recente, escrevo sobre o belo Duomo da cidade de Spoleto na região central italiana da Umbria, que foi dedicado a Santa Maria Assunta (em português Nossa Senhora da Assunção).  Está localizado na Piazza del Duomo e aparece como paisagem quando vista da grande escadaria na Via dell’Arringo. Atualmente é a igreja da Arquidiocese da região Spoleto-Norcia.

Fachada e campanário do Duomo de Spoleto
Exemplo de arquitetura do séc. XII na região central italiana

A catedral foi reconstruída no final do século XII, especificamente entre 1151 e 1227. Essa substituiu o antigo edifício de Santa Maria del Vescovato do século VIII, que ainda antes foi um templo cristão dedicado ao mártir Primiano.

Edificado inicialmente em planta românica, possui fachada em pedra com formato “capanna” já de período diverso que, na minha opinião, possui traços de um tímido gótico italiano com suas oito rosáceas. Também no século XIII foi juntamente erguido o campanário de planta quadrada. Na parte superior da fachada está o mosaico estilo bizantino de Solsterno representando a Virgem Maria com Cristo e São João Evangelista (1207).


Detalhe da fachada
Mosaico e rosáceas, com fachada em formato "capanna"

Na parte inferior da fachada realizada em 1491 por Ambrogio Barocci abrem-se as cinco arcadas do pórtico renascentista, intercaladas por colunas de estilo coríntio. Foram empregados materiais cromaticamente contrastantes: a pedras brancas e rosadas vindas de montes próximos à cidade, comprovando a maestria do lombardo Barocci com o efeito claro-escuro.

O INTERNO

Após entrar na catedral (que em plena segunda-feira de emenda de feriado estava lotada), nota-se que é predominantemente barroca, com planta em forma de cruz latina e três naves, essas laterais lindamente decoradas com suas capelas em mármore policromo, obras de Giuseppe Valadier (1792). Ao fundo está uma grande abside semicircular afrescada, que em breve explicarei detalhadamente.

Interior da catedral, com vista para a abside e transepto
Nota-se um dos órgãos e uma parte do afresco de Filippo Lippi

Do período românico ainda resta o pavimento da nave central, e um afresco de Pinturicchio com tema da Virgem decora a abside da primeira capela à direita. De Bernini, a catedral abriga um busto em bronze de Urbano VIII (1640), que tornou possível a finalização das obras do local.

Um pouco antes do transepto à direita pode-se admirar a obra do pintor Alberto Sotio (1187) na iconografia de Cristo Vivo Triumphans. Chegando ao transepto está a tela de Annibale Carracci e o sepulcro do famoso artista Filippo Lippi (morto em Spoleto em 1469), desenhado pelo seu filho Filippino e realizado por um desconhecido escultor florentino da época.

Falando sobre Filippo Lippi, o mesmo realizou o afresco interno na abside entre 1467 e 1469, na qual representa a história da vida de Virgem Maria: Anunciação, Natividade, Ascensão e Coroação. E não deixa de ser o foco principal de toda a catedral. Ao lado estão localizados os dois órgãos de tubos, um oposto ao outro.

Afresco de Filippo Lippi na abside
Representa a coroação da Virgem

Capela Santissima Icone, exemplo de barroco
Uma das anexas à catedral

Capela de Bispo Eroli
Afresco de Pinturicchio

Notáveis são as numerosas capelas anexas como a de Sant`Ana, construída no século XIV como ampliação do braço esquerdo do transepto e que possui traços de afrescos. Também é a capela ao bispo Eroli e dell’Assunta, com afrescos de Pintoricchio e Jacopo Siculo; a capela da Santíssima Icone - doada à cidade por Federico Barbarossa em sinal de paz após sua invasão trinta anos antes - e a capela das Relíquias. Esta última conserva o mais interessante: duas cartas escritas em 1222 por São Francisco de Assis endereçadas a Frei Leão (impossível de compreender porque estava em alguma língua volgare por mim desconhecida, porém afortunadamente há uma placa ao lado com a tradução).


Relíquia
Carta escrita por S. Francisco de Assis

Tradução da carta de S. Francisco
(Ufa!!)

Ao lado encontra-se a cripta do mártir São Primiano, aquele que comentei no início do post. É o único elemento restante da época e conserva afrescos aparentemente ilustrativos sobre da vida de São Bento e Santa Escolástica.

Que belo lugar, ainda mais com seu motivo especial: ter sido onde foi celebrado o casamento do melhor amigo do meu pai, na década de 80.



Imagens: Arquivo pessoal

Fontes: 

http://www.comunespoleto.gov.it/turismoecultura/la-citta/chiese/cattedrale-di-santa-maria-assunta-duomo/

https://www.umbriatourism.it/-/cattedrale-di-santa-maria-assunta-a-spoleto

https://it.wikipedia.org/wiki/Duomo_di_Spoleto

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