Basílica da Santissima Annunziata de Florença


Segundo a lenda, existia um pequeno oratório no local no ano de 1081, feito como forma de agradecimento à Virgem Maria por salvar a cidade da invasão de Henrique IV, sendo esquecido um tempo depois. Em 1200, um grupo de sete homens fundou a Ordem dos Servos de Maria e encontrou o oratório abandonado, construindo aí a igreja.

Mas foi em 1252 que a igreja se tornou realmente famosa, graças a um milagre. O pintor Fra Bartolomeo, que tinha sido escolhido para decorar o primeiro edifício com obras dedicadas à Virgem na cena da Anunciação, se cansou tanto com sua tarefa que acabou adormecendo. Quando acordou, se deu conta que a mão de um anjo tinha terminado os detalhes de uma das pinturas, sendo até considerada divina pelo mestre Michelangelo.

Vista da fachada da igreja
Ao fundo da praça Ss. Annunziata

A igreja ao fundo, homogênea ao entorno
Vista através dos pórticos do Hospital dos Inocentes

O Externo e o Pátio

Está localizada em frente à praça homônima e ao lado do Hospital dos Inocentes de Florença, que foi o principal centro social da cidade durante a época do RenascimentoComparada às outras igrejas italianas, não possui uma fachada chamativa, visto que segue as arcadas que rodeiam toda a praça. No entanto, pessoalmente considero a mais bela igreja da cidade internamente.

Sobre o arco central desse seu pórtico externo há ainda resquícios de afrescos dos anos 1513 e 1514, realizados pelo artista Pontormo. Já o portal central é decorado pelo mosaico de Davide Ghirlandaio (1509).

Do pórtico se adentra a um pequeno átrio projetado por Michelozzo, que antecede a igreja e chamado de “Pátio dos Votos” por antigamente abrigar quadrinhos de pedidos e estatuetas. Notáveis são os afrescos que decoram as paredes, narrando a vida da Virgem Maria e a história de Filippo Benizzi, feitos ao estilo Maneirista da época por Andrea del Sarto, Pontormo e Rosso Fiorentino.

Detalhe dos afrescos
Ao estilo Maneirista, podem ser vistos no pátio logo ao entrar

O Interno

Entrando pela porta principal, à primeira vista a igreja aparenta ser “desequilibrada” esteticamente por abrigar uma enorme capela do seu lado esquerdo, com grandes incensários e candelabros prateados.

De qualquer modo, não somente isso que impressiona o visitante, e sim a sua riquíssima decoração barroca do pavimento de mármore e teto elaborado, cores claras e escuras contrastantes, objetos dourados, grandiosidade da nave central e dramaticidade das obras de arte.

As capelas laterais e seus respectivos altares apresentam decoração excessiva, contudo ainda elegantes e atraentes com seus desenhos florais e rendilhados.

Nave central, capelas laterais e altar ao fundo
Em mármore e tons dourados

Detalhe da capela à esquerda da entrada principal
Possui diversas pequenas imagens dedicadas à Nossa Senhora

A mesma capela lateral (vista)
E toda sua riquíssima decoração barroca interna

Detalhe de brasão e túmulo
Exemplo do uso de diferentes tons de mármore, que enriquecem a decoração interna


Fontes e Imagens: Arquivo pessoal e internet


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