Segundo a lenda, existia um pequeno oratório no local no ano de 1081, feito
como forma de agradecimento à Virgem Maria por salvar a cidade da invasão de Henrique
IV, sendo esquecido um tempo depois. Em 1200, um grupo de sete homens fundou a
Ordem dos Servos de Maria e encontrou o oratório abandonado, construindo aí a
igreja.
Mas foi em 1252 que a igreja se tornou realmente famosa, graças a um milagre.
O pintor Fra Bartolomeo, que tinha sido escolhido para decorar o primeiro edifício
com obras dedicadas à Virgem na cena da Anunciação, se cansou tanto com sua tarefa que acabou
adormecendo. Quando acordou, se deu conta que a mão de um anjo tinha terminado
os detalhes de uma das pinturas, sendo até considerada divina pelo mestre Michelangelo.
Vista da fachada da igreja Ao fundo da praça Ss. Annunziata |
A igreja ao fundo, homogênea ao entorno Vista através dos pórticos do Hospital dos Inocentes |
O Externo e o Pátio
Está localizada em frente à praça homônima e ao lado do Hospital dos
Inocentes de Florença, que foi o principal centro social da cidade durante a
época do Renascimento. Comparada às outras igrejas italianas, não possui uma fachada chamativa,
visto que segue as arcadas que rodeiam toda a praça. No entanto, pessoalmente considero
a mais bela igreja da cidade internamente.
Sobre o arco central desse seu pórtico externo há ainda resquícios de
afrescos dos anos 1513 e 1514, realizados pelo artista Pontormo. Já o portal
central é decorado pelo mosaico de Davide Ghirlandaio (1509).
Do pórtico se adentra a um pequeno átrio projetado por Michelozzo, que antecede
a igreja e chamado de “Pátio dos Votos” por antigamente abrigar quadrinhos de
pedidos e estatuetas. Notáveis são os afrescos que decoram as paredes, narrando
a vida da Virgem Maria e a história de Filippo Benizzi, feitos ao estilo Maneirista
da época por Andrea del Sarto, Pontormo e Rosso Fiorentino.
Detalhe dos afrescos Ao estilo Maneirista, podem ser vistos no pátio logo ao entrar |
O Interno
Entrando pela porta principal, à primeira vista a igreja aparenta ser “desequilibrada”
esteticamente por abrigar uma enorme capela do seu lado esquerdo, com grandes incensários e candelabros prateados.
De qualquer modo, não somente isso que
impressiona o visitante, e sim a sua riquíssima decoração barroca do pavimento de
mármore e teto elaborado, cores claras e escuras contrastantes, objetos
dourados, grandiosidade da nave central e dramaticidade das obras de arte.
As capelas laterais e seus respectivos altares apresentam decoração excessiva,
contudo ainda elegantes e atraentes com seus desenhos florais e rendilhados.
Nave central, capelas laterais e altar ao fundo Em mármore e tons dourados |
Detalhe da capela à esquerda da entrada principal Possui diversas pequenas imagens dedicadas à Nossa Senhora |
A mesma capela lateral (vista) E toda sua riquíssima decoração barroca interna |
Detalhe de brasão e túmulo Exemplo do uso de diferentes tons de mármore, que enriquecem a decoração interna |
Fontes e Imagens: Arquivo pessoal e internet
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