A Fonte,
como foi intitulada pelo criador Marcel Duchamp, foi uma das suas primeiras obras
consideradas “readymades” ou seja, seleção de um objeto ordinário e
industrializado criado para um determinado uso, que foi transformado em obra de
arte.
No ano
de 1917 em Nova York, o artista girou a 90 graus um simples urinol, modificando
assim o item e deletando sua função de origem. Assinou como “R. Mutt”, pois
Duchamp queria deixar incógnita a revolucionária obra para o júri da Sociedade
dos Artistas Independentes americana, da qual ele mesmo fazia parte.
A Fonte "R.Mutt," como assinatura inventada por Duchamp |
A imagem comprova a rejeição da obra para exposição ao público Fotografada por Alfred Stieglitz |
Foi tão
provocativa sua “escultura” que acabou não sendo exposta ao público. Dizem até
que a obra original foi jogada no lixo, assim como maior parte de suas
“readymades”.
O
artista francês foi um dos principais expoentes do Dadaísmo. A vanguarda
artística questionava e contestava, por meio da sua produção, o status da arte
e do artista.
Os questionamentos feitos, o contexto social e político do início do século 20 e a
maneira irônica que Duchamp inseriu em A Fonte se refletiu por muito do que se
produziu nos anos e nas décadas seguintes.
Sua
intenção revolucionária não coincidia com o uso de habilidades técnicas e não
demandava necessariamente que uma representação artística fosse imediatamente
compreensível. De acordo com Duchamp, o olho humano é guiado pela mente e que
esta pode ir além da utilidade de um simples objeto, transformando-o em um
símbolo.
A partir
disso a apreciação da arte fica desorientada, pois surgem perguntas sem
respostas aos espectadores, uma vez que estes precisam de uma mediação ou líder
que transmita o entendimento da ideia de tal criação artística.
Mais de
cem anos depois de ser exposta em Nova York, A Fonte permanece provocando
discussões, embates e causando reações tanto em quem a considera revolucionária
e inspiradora quanto para quem acredita que a arte conceitual e o “readymade”
foram prejudiciais ao desenvolvimento da arte.
Marcel Duchamp E sua Fonte |
Imagens:
Artsy.net
Fontes:
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