Dadaísmo e a Revolucionária Fonte de Duchamp


A Fonte, como foi intitulada pelo criador Marcel Duchamp, foi uma das suas primeiras obras consideradas “readymades” ou seja, seleção de um objeto ordinário e industrializado criado para um determinado uso, que foi transformado em obra de arte.

No ano de 1917 em Nova York, o artista girou a 90 graus um simples urinol, modificando assim o item e deletando sua função de origem. Assinou como “R. Mutt”, pois Duchamp queria deixar incógnita a revolucionária obra para o júri da Sociedade dos Artistas Independentes americana, da qual ele mesmo fazia parte.

A Fonte
"R.Mutt," como assinatura inventada por Duchamp

A imagem comprova a rejeição da obra para exposição ao público
Fotografada por Alfred Stieglitz


Foi tão provocativa sua “escultura” que acabou não sendo exposta ao público. Dizem até que a obra original foi jogada no lixo, assim como maior parte de suas “readymades”.

O artista francês foi um dos principais expoentes do Dadaísmo. A vanguarda artística questionava e contestava, por meio da sua produção, o status da arte e do artista.

Os questionamentos feitos, o contexto social e político do início do século 20 e a maneira irônica que Duchamp inseriu em A Fonte se refletiu por muito do que se produziu nos anos e nas décadas seguintes.

Sua intenção revolucionária não coincidia com o uso de habilidades técnicas e não demandava necessariamente que uma representação artística fosse imediatamente compreensível. De acordo com Duchamp, o olho humano é guiado pela mente e que esta pode ir além da utilidade de um simples objeto, transformando-o em um símbolo.

A partir disso a apreciação da arte fica desorientada, pois surgem perguntas sem respostas aos espectadores, uma vez que estes precisam de uma mediação ou líder que transmita o entendimento da ideia de tal criação artística.

Mais de cem anos depois de ser exposta em Nova York, A Fonte permanece provocando discussões, embates e causando reações tanto em quem a considera revolucionária e inspiradora quanto para quem acredita que a arte conceitual e o “readymade” foram prejudiciais ao desenvolvimento da arte.

Marcel Duchamp
E sua Fonte


Imagens: Artsy.net

Fontes:

Comentários