O Davi, de Michelangelo

Detalhe do olhar
Profundo, representa a concentração do personagem

Davi é uma das esculturas mais belas já criada pelo homem e, neste caso, pelo grande artista Michelangelo. É também um dos símbolos da arte e da Itália.

Em 1501 durante o período do Renascimento, Michelangelo Buonarotti foi solicitado para realizar uma tarefa na cidade de Florença, comissionada pela Opera del Duomo. A proposta foi de criar uma estátua de grandes proporções com o tema do personagem bíblico Davi para ser colocada na Catedral Santa Maria del Fiore, esculpida em um bloco de mármore de Carrara avaliado com diversas imperfeições, abandonado em um depósito.

Com apenas 26 anos de idade, entretanto já possuidor de prestígio graças à obra-prima Pietà do Vaticano, Michelangelo aceitou o desafio e de 1501 a 1504 trabalhou incessantemente na realização do Davi sem ajuda de algum outro artista. Todo esse tempo a manteve escondida atrás de painéis de madeira até sua conclusão.

O David
Vista frontal

INTERPRETAÇÃO SURPREENDENTE

Da Bíblia, no Livro de Samuel, é narrado o episódio do jovem pastor Davi que enfrenta o temível gigante chefe dos Filisteus, Golias. Armado somente de uma funda na mão esquerda e uma pedra na direita, o garoto golpeia corajosamente o gigante na cabeça e o decapita.

Michelangelo captura criativamente instantes antes de Davi enfrentar o gigante. Imagina sua concentração e a representa intensamente através do olhar, da musculatura e das veias em relevo.

Outra escolha do artista foi de representar Davi completamente nu, armado de em Deus, racionalidade e intelecto, além da funda e da pedra. Inspirada certamente na estética clássica e com potente força moral e racional, simboliza assim o homem-herói característico do Renascimento, consciente de sua potencialidade como centro do mundo (antropocentrismo).

Para evitar o excesso de peso da estátua sobre a parte esquerda e frágil do bloco de mármore, a perna direita foi reforçada com o auxílio de um pequeno tronco de função essencialmente estrutural, como nas estátuas antigas.

A ESTRÉIA

Em Janeiro de 1504, finalmente a estátua de 4,10m de altura e 5 toneladas foi revelada ao público comitente. Era extraordinária e portava perfeição absoluta.

Logo foi reunida uma comissão de artistas, entre eles Leonardo da Vinci, para decidir um novo local para a obra, afinal merecia maior visibilidade. O Palazzo della Signoria se tornou o lugar ideal, pois abrigava a vida política e social de Florença. Se torna assim um símbolo de liberdade para a cidade, além de ser porta-voz de coragem e virtude da República Florentina.

Permaneceu ali até 1873, quando foi transferida para dentro da Galleria dell’Accademia para evitar que agentes atmosféricos pudessem continuar a danificá-la, sendo substituída por uma cópia até os dias de hoje.

OS DETALHES

Os detalhes anatômicos são de formidável interpretação por Michelangelo, que consegue expressar a perfeição do corpo humano através de uma beleza masculina idealizada, assim como a Vênus de Botticelli era para a versão feminina. A musculatura está em repouso, prestes a se movimentar para lançar a pedra contra Golias.

A representação do forte olhar indica força moral do personagem e superioridade da razão humana em respeito à força bruta irracional. Davi está pensando, antes de atacar seu adversário. As mãos e a cabeça da escultura são levemente desproporcionais ao resto do corpo, devido ao seu posicionamento sobre os contrafortes da Catedral, bem no alto, onde essa desproporção seria corrigida de uma visão de baixo para cima. Uma outra opinião seria que o artista pretendia reforçar a ideia de inteligência na cabeça e valorização da ação nas mãos.

Detalhe da mão direita
As veias são representadas realisticamente
Fontes e Imagens:
Internet
https://www.firenze-online.com/visitare/informazioni-firenze.php?id=108
http://www.accademia.org/it/esplora-il-museo/le-opere/il-david-di-michelangelo/



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