O Início do Impressionismo com Monet


Título: Impression, Soleil Levant
Artista: Claude Monet
Data: 1872 - França
Dimensões: 48 x 63 cm
Onde está exposta atualmente: Musée Marmottan Monet, Paris

Impression, Soleil Levant
de Monet, 1872

 
Em português Impressão, Nascer do Sol é uma das pinturas de Claude Monet que se tornou um dos símbolos do movimento artístico Impressionista, além de ser uma perfeita fusão entre tradição e inovação. Possui vários dos elementos característicos: a luz como protagonista, cor com pinceladas marcantes, transmissão de sensações visuais com temática cotidiana e paisagística. Considerando os  outros quadros impressionistas por nós conhecidos, nos perguntamos “por quê, de tantas pinturas coloridas e graciosas, essa em especial é tão famosa?”

CRIAÇÃO DO MOVIMENTO IMPRESSIONISTA

Essa tela deu o “pontapé inicial” para o nascimento de um movimento artístico inédito até então, o Impressionismo. Me lembro que minha professora de história da arte no período escolar a caracterizou como “pedra angular”, ou seja, pioneira desse movimento, e essa é a explicação por ser tão reconhecida nos dias de hoje.

Passados 2 anos após a realização da obra, em Abril de 1874 em Paris é inaugurada uma exposição de arte por um pequeno grupo de artistas inovadores, entre eles pintores, escultores,etc. Pretendiam dessa forma expor seus trabalhos como forma de exaustão à arte tradicional e uma nova proposta estética

Estavam entre eles Degas, Pissarro, Renoir, Sisley e, obviamente, MonetSuas obras exprimiam o imediatismo e assim transmitiam aos espectadores as sensações do artista no momento de sua execução. No entanto a mostra não obteve sucesso, visto que a tradição acadêmica de artes na época impunha aos artistas a representação da realidade de maneira minuciosa e quase fotográfica.

Essa crítica da parte da revista denominou o grupo de artistas como “impressionistas” em um modo negativo, denegrindo sua imagem e enfatizando sua incapacidade de exprimir além de uma mera impressão pictórica e de realizar obras como aquelas acadêmicas consideradas quase perfeitas.

A MENSAGEM ATRAVÉS DA OBRA

Estamos em Le Havre, pequena cidade a noroeste da França e onde nasceu Monet. A partir de sua técnica pictórica, cria uma produção em série da mesma paisagem em vários momentos do dia e estudando suas diferenças.

Pode-se notar também nesse quadro que, conforme se distanciam do centro, as figuras se tornam menos claras e não se consegue distinguir bem as embarcações. Em falar desses navios, são retratados como modernos, além de alguns edifícios industriais comuns em portos maiores, que não é o caso em Le Havre.

De fato, essas grandes estruturas passam a mensagem de idealização de Monet. Seria uma figura perfeita da França da época, pronta para se reconstruir e voltar a ser um dos países mais potentes do mundo.

Claude Monet
Fotografia do pintor


Fontes e Imagens:
https://www.arteworld.it/impressione-levar-del-sole-monet-analisi/
http://www.francescomorante.it/pag_3/304ba.htm
https://it.wikipedia.org/wiki/Impressione,_levar_del_sole
http://www.mondi.it/almanacco/voce/2478001

Comentários