Mona Lisa: quem era afinal?

Título: Retrato de Lisa Gherardini, esposa de Francesco del Giocondo, conhecida como Mona Lisa (La Joconde, em francês)
Autor: Leonardo Da Vinci
Local: Museu do Louvre, Paris, França
INV. 779 - Departamento de pintura italiana
Ala Denon - 1o andar- Sala 711 Mona Lisa
Adquirida por François I em 1518

Ano: 1503-1519 (obra considerada inacabada pelo autor)
Técnica: Pintura a óleo sobre madeira de álamo
Dimensões: 77 cm  × 53 cm
Movimento: Renascimento italiano

2019 é o ano de Leonardo Da Vinci!

No 5º centenário de sua morte, o grande gênio universal é celebrado em toda a Itália e no mundo.

Hoje faço minha homenagem a uma de suas obras:

La Gioconda
Título em italiano para a obra de Da Vinci

Este retrato foi sem dúvida iniciado em Florença por volta de 1503. Pensa-se que é Lisa Gherardini, esposa de um comerciante de tecidos florentino chamado Francesco del Giocondo - daí o título alternativo La Gioconda. No entanto, Leonardo parece ter levado o retrato para a França, em vez de entregá-lo à pessoa que o encomendou. Após sua morte, a pintura entrou na coleção de François I.

O retrato pode ter sido pintado para marcar um dos dois eventos - quando Francesco del Giocondo e sua esposa compraram sua própria casa em 1503, ou quando seu segundo filho, Andrea, nasceu em dezembro de 1502, após a morte de uma filha em 1499. O delicado véu escuro que cobre os cabelos de Mona Lisa pode ser considerado um véu de luto, ou usado como sinal de virtude (bem ambíguo!). Suas vestes não são tão relevantes. Nem as mangas amarelas do vestido, nem o vestido plissado, nem o lenço delicadamente enrolado nos ombros são sinais de status aristocrático.

Seria a mulher retratada realmente Lisa Gherardini, ou um autorretrato de Da Vinci? Em minha opinião e após ter visitado a mostra LEONARDO DA VINCI – 500 ANOS DE UM GÊNIO no MIS Experience em São Paulo, concluo que essa obra é famosa também por ter sua protagonista indefinida. Hipoteticamente, o retrato de uma pessoa pode ser de até outras quatro inspirações diferentes (ou mais!), visto que a obra nunca foi considerada concluída pelo artista. Portanto, ao longo do tempo foi uma pintura diversas vezes alterada e, quem sabe, se Leonardo não a recriou distintas e variadas vezes? Quem teria(m) sido sua(s) influência(s), ou imaginações do autor?

De fato, não saberemos 100% a verdade. E o mais proveitoso é apreciá-la com esse mistério.

Fontes e Imagens:


Comentários