Nota de 2 Reais Brasileiros E adivinha quem é a moça? |
É uma mulher de nome Marianne.
De acordo com o Banco Central do Brasil, trata-se de uma efígie simbólica, ou seja, uma ilustração que representa a República. No nosso país, ela foi interpretada sob a forma de uma escultura, e a imagem original que serviu de inspiração para essa representação foi o quadro A Liberdade Guiando o Povo, de Eugène Delacroix, no qual a Liberdade é apresentada na forma de uma mulher.
A Liberdade Guiando o Povo Eugène Delacroix |
Assim, geralmente a imagem da República é representada por uma mulher vestindo o barrete da liberdade, uma espécie de touca — normalmente vermelha — que os republicanos franceses adotaram como uniforme durante a tomada da Bastilha.
No entanto, a mulher que aparece no quadro de Delacroix, além de representar a Liberdade e ser a personificação da República Francesa, também é conhecida como Marianne - contração de outros dois nomes bem comuns entre as mulheres francesas da época, Marie e Anne - um dos símbolos da maçonaria. Os maçons tiveram uma participação fundamental durante a Revolução Francesa, tanto que o principal lema desse acontecimento Liberdade, Igualdade, Fraternidade é compartilhado pela organização.
Símbolo da República Francesa Perfil da Marianne |
Por falar em simbolismo, a Estátua da Liberdade — localizada em Nova York —, como você deve saber, foi um presente da França aos EUA em comemoração ao centenário da assinatura da Declaração da Independência. A estátua foi produzida pelo escultor francês (e maçom) Frédréric Auguste Bartholdi e, de acordo com o blog, trata-se de uma versão maçônica de Marianne.
A Estátua da Liberdade, em Nova York Presente da França aos EUA |
Comentários
Postar um comentário