A cidade de Bizâncio, ou Constantinopla para os íntimos

Istambul, para ser mais atual!

Achei essa recriação digital muito interessante do ponto de vista histórico-arquitetônico e considerei prudente compartilhar com todos. 

Sigo no Facebook uma página francesa (o site oficial deles é https://dartagnans.fr/ ) , se chamam Dartagnans e são um crowdfunding para preservação de patrimônio cultural. Compartilharam o vídeo do Byzantium 1200 https://www.byzantium1200.com/ , e é um projeto não-financiado destinado a criar reconstruções por computador dos monumentos bizantinos localizados em Istambul, Turquia,  a partir do ano 1200 d.C. 


A Cidade

Foi convertida na capital do Império Romano do Oriente no ano 330 da era cristã (ou seja d.C.) depois que Constantino I, o Grande, fundou-a no lugar da antiga cidade de Bizâncio, dando-lhe seu próprio nome (pois é!). 

Constantino I
Estátuta muito singela (!) de 12m de altura do imperador, escultura romana hoje nos Musei Capitolini em Roma

Foi a capital das províncias romanas orientais, ou seja, daquelas áreas do Império localizadas no sudeste de Europa, sudoeste da Ásia e na parte nordeste de África, e se encontra pontualmente localizada no estreito de Bósforo, entre o Oriente e o Ocidente, na confluência de importantes rotas comerciais. Seus imperadores consideraram os limites geográficos do Império Romano como os seus próprios e buscaram em Roma suas tradições, seus símbolos e suas instituições.

O mapa do Império Romano
Este mapa mostra a divisão entre o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente, por volta de 395 d.C., sob o reinado do imperador Teodósio I (western = ocidente/oeste e eastern = oriente/leste)

Constantino, na época, comprometeu-se com o desenvolvimento cultural, artístico e social da cidade. O imperador deslocou pinturas e esculturas de diferentes regiões do mundo para a cidade. Arquivos e documentos da Antiguidade Clássica (Grécia) foram preservados e incorporados às bibliotecas, passando a fazer parte dos seus acervos.

A Arquitetura

Comentando brevemente, nota-se fortemente a arquitetura romana com seus arcos, colunas marcando o meio das praças, esculturas (não é coincidência o rosto do Constantino aparecer no vídeo!!), frontões e pórticos (tem um edifício muito parecido com o Pantheon em Roma), fontes e personagens míticos em bronze. 

Logo depois podemos ver o belo exemplo da arquitetura bizantina da Hagia Sofia e seu domo, além de edifícios públicos nas basílicas romanas (antes seu uso não eram das basílicas religiosas que conhecemos). O final do vídeo é interessante para conhecer uma parte interior que demonstra os belos mosaicos bizantinos e seus tons dourados. Ao ver os crucifixos em alguns pontos do vídeo, lembramos que o cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano no ano 380 por ordem do imperador Teodósio I.

Fontes e Imagens:
https://www.historiadomundo.com.br/romana/imperio-bizantino.htm
https://www.byzantium1200.com
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/surgimento-constantinopla.htm
https://www.ancient.eu/image/11818/western--eastern-roman-empire-395-ce/
https://www.wikiwand.com/fr/Constantin_Ier_(empereur_romain)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Colosso_de_Constantino




Comentários